sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ciclagem




Oi gente, eu vou falar um pouco sobre ciclagem, o processo principal e essencial em todo aquário.
A ciclagem é basicamente estabilizar uma colônia de bactérias nitrificantes (bactérias do gênero Nitrossoma e nitrobacters) suficiente para suprir a demanda de amônia (NH3) produzida pelos peixes, eu falei sobre a filtragem biológica no meu post sobre ciclagem, aqui vou mostrar os métodos para se ciclar um aquário. A amônia é um gás que fica dissolvido na água, causa irritação das vias respiratórias e consequentemente sufocamento dos peixes.
Bactérias nitrificantes vistas de microscópio

Ciclagem com peixes
É a ciclagem onde se deixa o filtro rodando com o aquário já populado com peixes resistentes como guppies. As fezes dos peixes liberam amônia, alimentando as bactérias e fazendo elas se reproduzirem. Muitos aquaristas são contra essa prática por causar sofrimento ao animal, já que sempre vai ter um pouco de amônia até que o aquário esteja estabilizado.  Eu também sou contra por mais barato e resistente que o peixe seja, ele ainda vai sofrer...

Ciclagem sem peixes
Para quem quer ciclar o aquário sem causar sofrimento aos animais pode usar esse método. Ele consiste em adicionar amoníaco (encontrado em farmácias geralmente como descolorante de pelos) a água do aquário para alimentar as bactérias. Deve pingar o amoníaco com a ajuda de um conta-gotas até que o nível de amônia atinja um pico, ou seja, níveis de 2,00 a 5,00 PPM (pode ser medido com um teste de amônia encontrado em lojas de aquarismo, um nacional custa cerca de R$4,00). Depois dessa primeira dose, monitore sempre os níveis até começarem a cair, quando estiverem caindo adicione metade da dose inicial, mantendo sempre esses níveis quando começarem a cair novamente. Continue monitorando os níveis, agora vendo também a concentração de nitrito (o teste  de NO2 também pode ser comprado em lojas de aquário). Continue fazendo isso até que os níveis de nitrito subam bastante, isso é um pico, significa que as colônias já estão prontas para transformar todo o nitrito em nitrato (NO3).
Vá fazendo mais testes diariamente até que todo esse nitrito fique zerado. Realize uma grande troca parcial da água, sempre repondo com água descansada ou com condicionadores  e adicione a dose inicial de amônia. Os níveis devem zerar em até 24 horas, se zeraram, seu aquário está ciclado e pronto para receber os peixes.
Cuidado: O amoníaco cheira muito forte, se inalado pode causar desmaio.























Materiais úteis para a ciclagem:

Aceleradores: São bactérias liofilizadas ou mantidas em alguma solução que as mantenha vivas, quando adicionadas ao aquário começam a se reproduzir, acelerando o processo de ciclagem. Pode também ser utilizada como reforço para a filtragem biológica depois de uma manutenção. Eu recomendo o Nitrivec, da Sera e o Stability da Seachem.
Condicionadores: São fórmulas que deixam a água da torneira própria para aquários, alguns tem compostos que ajudam na saúde dos peixes e na reprodução das bactérias. Eu recomendo o AquaSafe da Tetra.

Acho que é só isso pessoas... Qualquer dúvida falem nos comentários :D


By: Matheus Garrido 

Nenhum comentário:

Postar um comentário